Junta da União de Freguesias de Este transforma-se no Hospital do Sorriso
A Junta da União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), em São Mamede de Este, transformou-se, no passado domingo, num verdadeiro hospital, acolhendo um projeto social que utiliza as técnicas de aromaterapia clínica para a cura do corpo e da mente. Ao todo estiveram mais de 30 terapeutas ao serviço da população, que usufruiu gratuitamente dos serviços prestados pelo Hospital Sorriso. Estima-se que quase uma centena de pessoas passaram por São Mamede de Este, numa iniciativa que contou com o apoio e colaboração da Junta da União de Freguesias de Este.
O Hospital Sorriso trata-se de um projeto social que corre Portugal de Norte a Sul. No primeiro domingo de cada mês, o projeto criado pela Associação Portuguesa de Aromoterapia (APA) instala-se em localidades diferentes do país. Desta vez foi São Mamede de Este a acolher este projeto que segundo a sua mentora tem sido bem recebido pelos portugueses.
Raquel Costa, mentora do Hospital Sorrisos, formada em aromaterapia, homeopatia e especialista em medicina tradicional Chinesa pela Faculdade de Medicina do Porto, explica o porquê do projeto trabalhar com as Juntas de Freguesia.
“Criamos a APA e em 2011 criamos as condições necessárias para desenvolver este projeto com esta envergadura. Essencialmente o nosso objetivo passa por ajudar as pessoas através da aromaterapia, tendo um hospital móvel, atingindo o máximo de população carenciada do nosso país. Por isso trabalhamos com as Juntas de Freguesia. Eles sabem em pormenor quem são as pessoas mais carenciadas e desta vez contamos com a ajuda e colaboração da Junta da União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), onde encontramos todas as condições para fazer o nosso trabalho”, explicou.
Já o presidente da Junta da União de Freguesias de Este, Manuel Carvalho, vê com bons olhos a rentabilização das instalações da Junta com projetos que possam ajudar a população.
“Mais uma vez abrimos as portas a um projeto social e verificamos que muitas pessoas utilizaram tratamentos de saúde gratuitos. O nosso trabalho é orientado para a população e faz parte da nossa política a rentabilização dos nossos equipamentos para usufruto de Este São Pedro e Este São Mamede. O Hospital Sorriso percorre todo o país, mas é necessário criar condições para que estes profissionais possam servir gratuitamente e da melhor forma as populações. Julgo que o conseguimos fazer com distinção”.
Elisabete Costa, terapeuta voluntária do Hospital Sorriso residente em São Mamede, explica que os utentes acabam por voltar para casa com um sorriso na cara.
“Decidimos criar este projeto social que tem como objetivo levar às populações, no primeiro domingo de cada mês, serviços de saúde nas áreas complementares. As pessoas que nos procuram são atendidas, fazemos um diagnóstico, e depois seguem para tratamento de acordo com o diagnóstico realizado. A recetividade por parte das pessoas tem sido ótima e de facto as pessoas saem daqui com um sorriso”.